Olá Amores ♥
No Guia dessa semana vim trazer uma profissão que muitos não dão tanta importância mas que, vem crescendo bastante no mercado.
Hoje vim falar sobre Design de Games, depois de pesquisar sobre o assunto, separei informações bem importantes para você.
Acho que a maioria das pessoas acham que, quem iria cursar e exercer essa profissão seria somente os nerds. Não é só nerd não viu minha gente! haha Há várias pessoas que se interessam pela tecnologia e quando leem sobre essa profissão se apaixona. Quem sabe você também não se interessam? É só conferir!
O Design nada mais é do que a criação e o desenvolvimento de jogos eletrônicos para diferentes mídias, como computador, vídeo game, celular ou internet ( games online). Para desenvolver esses games o profissional precisa observar as tendencias do mercado, o seu público- alvo, as características da cultura onde o game será lançado e até mesmo o contexto social. Pode-se desenvolver games de entretenimento, educativos, interativos, publicitários e empresariais. O designer cuida da parte de estética, dos cenários, do roteiro, da modelagem, dos personagens, e da parte multimídia do jogo. Também pode determinar o áudio e vídeo para que fiquem mais reais. Implementa programas e sistemas de computador para games de diferentes plataformas e cria recursos gráficos e redes para o desenvolvimento dos jogos e aplicações entretenimento digital.
Mercado de Trabalho
É uma área bastante nova mas, que vem crescendo. O bacharel e o tecnológico tem funções complementares. O bacharel tem uma visão estratégica dos games e o tecnológico é diretamente responsável pela produção do game. Ele pode criar jogos para treinamento e educação. Ou simuladores para treinar engenheiros e outros profissionais das áreas de defesa, aeronaval e petrolífera. O profissional pode atuar ainda em publicidade, produção de vídeo e cinema, empresas de desenvolvimento de software e escritórios de arte e de animação.
Salário inicial: R$ 1.200,00 a R$ 1.800,00 (fonte: prof. Marsal Ávila Alves Branco, da Feevale).
Onde Estudar?
SP São Paulo Universidade Anhembi Morumbi
Eniac
O Curso
O bacharelado engloba a área de design e enredo do jogo, com disciplinas como desenho, linguagem visual, sonorização e áudio e vídeo. O aluno também estuda empreendedorismo, gestão do design e marketing de games. Em aulas práticas, o aluno desenvolve projetos. O estágio e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.
Duração média: quatro anos
O curso tecnológico é voltado, em geral, para a área de programação. Assim, o aluno estuda algoritmo e programação, matemática para jogos, vetores, física para jogos digitais, estrutura de dados, sistemas operacionais, programação multiplataforma, balanceamento de jogos, computação gráfica, jogos 2D e 3D, realidade virtual e inteligência artificial. Há também aulas básicas de roteirização, modelagem e animação. Algumas escolas exigem a entrega de um trabalho de conclusão de curso.
Duração média: três anos.
![]() |
| Fonte: Guia Do Estudante |
Em Quais Áreas Posso Cursar?
Áudio
Criar sons e efeitos sonoros para os jogos.
Design de games
Roteirizar os jogos, definir o tema, o gênero (ação, aventura, infantil), o cenário, o número de jogadores, as regras e os requerimentos do sistema.
Ilustração
Desenhar personagens, cenários e situações.
Modelagem em 2D e 3D
Fazer o acabamento e a animação, incorporar funções de iluminação e de tratamento de superfícies em jogos de duas e três dimensões.
Programação
Programar os efeitos e os recursos do jogo utilizando linguagem de programação, noções de matemática e algoritmos.
Vinheta
Criar vinhetas para o mercado publicitário usando técnicas como modelagem, animação e realidade virtual.
Pra quem ficou interessado mas, não sabe se tem haver com você. Para saber, Clique Aqui e saiba se é o curso certo para você.
Quem aí ama games? Ou se interessou por esse curso? Comentem amores !
Beijinhos ♥






Nenhum comentário :
Postar um comentário
Deixe seu comentário !