Recentes

Guia de Estudos: Curso de Fotografia



Olá Amores

Esses dias fiquei pensando e pensando [...] e fiquei até um pouco chateada por não ter criatividade e por não conseguir pensar em algo novo para trazer aqui para vocês.
 Até que  minhas ideias se organizaram e... TCHARAM! Ideias novas surgiram. Eba \o/ kkkk
Estou com uns projetos em mente e esse é um deles. Já que é começo de mais um ano e alguns já se preparam para voltar aos estudos, pensei em  trazer um "Guia De Estudos" que consiste basicamente em um dia por semana ter uma dica de estudos e até de profissões. Para isso conto com a ajuda de vocês! Mandem para mim sugestões do que vocês querem ver por aqui. Pode mandar sugestões pelo Twitter/Instagram ou pode deixar aqui nos comentários mesmo. Lembrando que, todas as sugestões vinda de vocês são muito bem-vindas.

Mais chega desse blá blá blá todo e vamos ao que interessa. E é assim comemorando um dia tão especial que hoje vim falar sobre um curso que é a paixão de muitos e a minha também: Fotografia.

Feliz Dia Do Fotógrafo \o/
Parabéns por uma profissão tão maravilhosa!




A fotografia é a captação de imagens com o uso de câmeras, - sendo profissionais ou não - sua gravação e reprodução  em papel ou meios digitais. O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Com base em conhecimentos de iluminação e enquadramento procura captar da melhor maneira possível a imagem de pessoas, paisagens, objetos, momentos e fatos políticos,econômicos, esportivos e sociais.



 “O mercado abre campos para diferentes perfis de profissionais. Agências de propaganda, eventos, editoras e outros segmentos ampliam o mercado com novas tendências e possibilidades de atuação”, diz Fernanda Romero, coordenadora do bacharelado do Senac-SP. Um setor aquecido é o de audiovisual, no qual o fotógrafo não apenas faz direção de fotografa, como passa, ele mesmo, a produzir os vídeos. E ramos até há pouco menos considerados, como o de eventos, vêm se profissionalizando, com os clientes exigindo cada vez mais qualidade técnica e artística. Todas essas oportunidades valem tanto para bacharéis quanto para tecnólogos, que têm atuações e oportunidades muito semelhantes. Ambos também podem abrir um estúdio próprio ou trabalhar como prestadores de serviços para jornais, editoras de revistas e livros, agências de publicidade e departamentos de comunicação de empresas privadas. Há ainda oportunidades em escritórios de arquitetura e engenharia, em bancos de imagens, museus e galerias, institutos de pesquisa, ateliês de restauração, além de curadoria de exposições. São Paulo e Rio de Janeiro oferecem as melhores oportunidades de trabalho, mas há espaço para o profissional em todo o país.

Salário inicial: R$ 1.500,00 (fonte: prof. Luiz Antonio Veloso Siqueira, da Unimep).

  • Onde Estudar?
As melhores escolas são:

Senac- SP São Paulo
PE Olinda Aesio



Há apenas dois bacharelados no país. Eles oferecem uma formação mais humanística se comparados aos tecnólogos, mais focados na prática. Os cursos dão ênfase à fotografa digital, sem abandonar o estudo sobre os processos analógico e fotoquímico. Têm boa base teórica, mas muita experimentação e aulas práticas. A estrutura curricular é dividida em duas partes: fundamental e de desenvolvimento e especialização. Na primeira, o aluno conhece as principais teorias e técnicas fotográficas. Na seguinte, o estudante entra em contato com os núcleos de formação profissional, como retrato/moda, gestão de acervo, fotojornalismo e crítica fotográfica. O estágio não é obrigatório, porém é preciso apresentar um trabalho de conclusão.

Duração média: quatro anos

A maioria dos cursos tecnológicos é voltada para a fotografia digital. Disciplinas como ética, história da arte e história da fotografa compõem a base teórica do curso. Entre as matérias específicas estão fotojornalismo, fotografa publicitária e direção fotográfica e de moda.

Duração média: dois anos.

Outro nome: fotografa e imagem.


Área pericial: Documentar situações para investigações policiais e ações judiciais.

Audiovisual: Fazer direção de fotografa e produzir vídeos.
Arquitetura de interiores: Fotografar maquetes, ambientes e edifícios para publicações de arquitetura e decoração.
Banco de dados: Projetar, instalar e administrar arquivos de fotografas e material iconográfico em museus, instituições e centros de documentação.
Cobertura de eventos: Fotografar eventos sociais, como casamentos, festas e batizados.
Curadoria: Organizar e promover exposições em museus, galerias, centros de documentação e informação e eventos.
Estúdio: Fotografar produtos e modelos para moda, culinária, decoração, publicidade e venda de produtos.
Fotografa autoral: Fazer fotos artísticas, que são expostas em galerias, festivais e mostras.
Fotojornalismo: Fazer reportagem jornalística e editar fotografias para jornais, revistas, agências de notícias e sites.
Restauração e conservação: Pesquisar, desenvolver e aplicar técnicas para recuperar e conservar fotografias, cromos e filmes fotográficos.


Informações retiradas: Guia do Estudante


Para quem se interessou ou já é interessado tem um artigo no Guia do Estudante falando sobre como seguir essa carreira.  
E aí, gostou do curso? Já havia pesquisado sobre ele antes? Gosta de Fotografia ou mudou sua opinião sobre ela? Quem aí cursa ou pensa em fazer o curso? Comentem, quero saber o que acham!
Beijinhos


2 comentários

  1. te indiquei em um selo e seguindo retribui ??? http://karendivas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário !

Topo